Mosca Branca do dia: TIKI 100

E os canais retro só fazem se multiplicar. Com vocês, o Arctic Retro, diretamente do Círculo Polar pra nos mostrar que da Noruega vieram outras coisas nos anos 80 além disto. Especificamente, este computador baseado em Z80, rodando um clone de CP/M com mensagens em norueguês* e… um clone de Space Invaders.

(*) O idioma norueguês tem duas formas escritas oficiais, uma “culta” e outra “popular”. As mensagens desse SO são na forma “culta”, o Bokmål. A forma “popular” se chama Nynorsk. Você… (toc… toc… toc…) sabia? (toc… toc… toc…)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que cometem o Retrocomputaria – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

2 pensou em “Mosca Branca do dia: TIKI 100

  1. Muito , muito interessante ! Valeu por essa descoberta, do canal e dessa maquina mostrada. Lembrou-me um pouco do Cobra C-305 que usei na CAIXA no final dos anos 80 e inicio dos 90, na transmissão de dados. Tinha 2 unidades de discos grandes, de 8 polegadas, aonde liamos os programas de envio/recepção dos dados, que eram então gravados diretamente em fita magnética de rolo, aquelas grandonas. Acho que devem ser muito raros no Brasil, não sei quantos foram vendidos no mercado nacional , fora os pra Caixa/BB e pro Serpro/Dataprev/Datamec.

  2. Linda máquina! Gostei do teclado. O formato das teclas me lembra o das calculadoras de mesa dos anos 70 e 80.
    A(-ha), nao podemos nos esquecer de que da Noruega vem também o puuro OôomegaAa trêeEs!

Os comentários estão fechados.