Para complementar o episódio 33…

Como alguns sabem, temos vários ouvintes, e muitos deles são nossos amigos, outros tornaram-se nessa caminhada de quase 3 anos e meio. Um desses que eu tive o prazer desgraçado e a satisfação maldita de conhecer pessoalmente, em 2012, foi o Eliazer Kosciuk (KlaxMSX). Conheci-o em Porto Alegre, em julho de 2012, e é um ouvinte nosso, fã do agora-balzaquiano micro querido. Empolgado com o episódio 33 (Micros da Cortina de Ferro), o Eliazer reuniu vários links que falam de MSX em países do Leste Europeu. Muita, mas MUITA coisa interessante. Vale a olhada. Então, quer ver? Clica aí embaixo…

Atenção, este é uma cópia do post original, encontrado aqui. Os créditos são TODOS do Eliazer.

Entusiasmado com o episódio do Retrocomputaria sobre os Micros da Cortina de Ferro (para quem quiser ouvir: Parte A e Parte B), resolvi ir à caça de alguns programas de MSX da extinta URSS, pois eu já tive uma boa coleção deles a muito tempo atrás, mas que acabei perdendo em um destes acidentes que ocorrem com HDs sem backup 🙁

Pois bem, comecei as buscas pelo Google, mas os primeiros resultados foram bastante frustantes, para não dizer totalmente infrutíferos. Somente depois de algum tempo me dei conta de que deveria fazer as buscas no Google Russo… e aí a brincadeira começou a fazer sentido! Compartilho aqui alguns links que acabei conseguindo:

Para encerrar essa pesquisa, deixo mais três links aqui, que, embora não relacionados diretamente ao MSX, farão a alegria de quem gosta de retrocomputação:

  • comunidade russa sobre retrocomputação, bem abrangente, inclusive com links de MSX.
  • Uma competição de 2007 de criação de jogos para Spectrum, mas que tem links para uma placa de um “novo” spectrum.
  • O site da revista russa “Downgrade“, também sobre retrocomputação na rússia, com 9 números para baixar, sendo o último de 2013!

Espero que façam bom proveito desses links. Há muita coisa ainda a ser explorada, principalmente se abrirmos o leque da pesquisa para outras plataformas de micros da retrocomputação. Mas isso será assunto para outro artigo…

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que cometem o Retrocomputaria. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.