Retro Rio 2017

SEXTO ENCONTRO DE RETROCOMPUTAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – RETRO RIO 2017

  1. Introdução
  2. Motivação
  3. Infraestrutura
  4. Data
  5. Como chegar?
  6. Onde ficar?
  7. Participação
  8. Custo
  9. Fotos dos encontros anteriores
  10. Lembrete

Introdução

Nós, aqueles que fazem o Retrocomputaria, estaremos realizando a sexta edição da Retro Rio, o encontro de fãs de retrocomputação na cidade do Rio de Janeiro. Esse encontro ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho, das 10 horas até as 18 horas e será realizado no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, na rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze – Rio de Janeiro.

Motivação

Todos nós somos MSXzeiros, ou seja, fãs da plataforma MSX. Tornamo-nos amigos por causa do MSX, e já organizamos várias edições da MSXRio, desde 1997. Mas sempre queríamos ver, na Cidade Maravilhosa, encontros de outras plataformas. É sabido que já houve um grupo de usuários de Apple ][ muito forte no Rio, assim como ocorrem com razoável periodicidade encontros de usuários de Amiga, de CoCo, além de um encontro anual da lista Canal-3. Mas, e outras plataformas, como TRS-80, Atari ST, ZX-Spectrum, ZX-81… Será que eles não tem vez? Portanto, decidimos pegar o nosso know-how de tantas MSXRio e usá-lo, com o objetivo de realizar um encontro de retrocomputação na Cidade Maravilhosa. É claro que sonhamos com um encontro nos moldes da RetroMadrid, mas de pequenos passos se fazem grandes percursos. E estamos dando os primeiros passos. Esperamos que você, fã desses micros clássicos e tão interessantes, nos prestigiem visitando-nos, participando e interagindo. Quem sabe não conseguiremos fazer uma Retro Rio ainda maior em 2017?

Infraestrutura

Ao contrário do que fazemos quando organizamos a MSXRio, neste evento não levaremos nossos equipamentos, senão teremos um evento apenas de MSX! O que iremos fornecer serão extensões, tomadas, mesas e cadeiras (cedidas pela escola). O que esperamos é ver o maior número de máquinas únicas possível, e termos um dia único.

Se você quiser levar o seu micro clássico para o encontro, pedimos antes que você clique aqui e preencha o nosso formulário.

Data

Refletimos um pouco a respeito, e pensamos em fazer um encontro de dois dias, no meio de um grande feriado. Logo, o encontro será na sexta e no sábado do feriado de Corpus Christi. Por que isso?

  • Um encontro de mais de dois dias ficaria muito cansativo para todos, inclusive para quem organiza.
  • Um encontro no meio do feriado permite que quem venha de fora do Rio, possa vir tranquilamente na quinta, dia 15, curta o encontro nos dias 16 e 17, e no dia 18, domingo, possa retornar ao seu domicílio sem maiores contratempos.
  • Ainda há espaço para quem quiser, passear um pouco na Cidade Maravilhosa, antes ou depois do encontro.

Como chegar?

Onde ficar?

Se você vem de fora do Rio, lembre-se que o Rio de Janeiro é uma cidade turística, e com isso não há muitos hotéis ditos como baratos. Mas próximo ao local do encontro tem vários hotéis. Escolha um e fique por lá, e seja bem-vindo!

Alimentação

Não haverá refeição ou alimentação no local, mas há restaurantes próximos ao local do encontro.

Participação

Se você quer participar, preencha esse formulário. Queremos saber o que você irá trazer para a Retro Rio, para expor. Como dissemos anteriormente, temos o maior interesse em presenciar uma grande diversidade computacional. Deixe um e-mail de contato, que iremos contatá-lo para acertar tudo o que for necessário.

Custo

A entrada, para expositores e visitantes, é sempre gratuita, apesar do encontro não ter custo zero. Logo, itens são vendidos para custear os gastos. Logo, se você quiser colaborar, você pode adquirir algum dos produtos do grupo MSXRio, que terá camisas, cordões de crachá, camisetas, fanzines e outros itens à venda.

Fotos dos encontros anteriores

Todas as fotos e vídeos dos encontros anteriores podem ser vistas no nosso perfil, no Google Fotos. Clique abaixo para para ver:

Lembrete

E mais uma vez: Retro Rio 2017 Data: 16 e 17 de junho de 2017, das 10h às 18h Local:Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, na rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze – Rio de Janeiro/RJ.