Retro Rio 2016

QUINTO ENCONTRO DE RETROCOMPUTAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – RETRO RIO

  1. Introdução
  2. Motivação
  3. Infraestrutura
  4. Como chegar?
  5. Onde ficar?
  6. Participação
  7. Custo

Introdução

Nós, aqueles que fazem o Retrocomputaria, estaremos realizando a quinta edição da Retro Rio, o encontro de fãs de retrocomputação na cidade do Rio de Janeiro. Esse encontro ocorrerá no dia 09 de julho, das 09 horas até as 18 horas e será realizado no Centro Sócio-Educativo Lar do Méier, na rua Garcia Redondo, 103, Cachambi – Rio de Janeiro.

Motivação

Todos nós somos MSXzeiros, ou seja, fãs da plataforma MSX. Tornamo-nos amigos por causa do MSX, e já organizamos várias edições da MSXRio, desde 1997. Mas sempre queríamos ver, na Cidade Maravilhosa, encontros de outras plataformas. É sabido que já houve um grupo de usuários de Apple ][ muito forte no Rio, assim como ocorrem com razoável periodicidade encontros de usuários de Amiga, de CoCo, além de um encontro anual da lista Canal-3. Mas, e outras plataformas, como TRS-80, Atari ST, ZX-Spectrum, ZX-81… Será que eles não tem vez? Portanto, decidimos pegar o nosso know-how de tantas MSXRio e usá-lo, com o objetivo de realizar um encontro de retrocomputação na Cidade Maravilhosa. É claro que sonhamos com um encontro nos moldes da RetroMadrid, mas de pequenos passos se fazem grandes percursos. E estamos dando os primeiros passos. Esperamos que você, fã desses micros clássicos e tão interessantes, nos prestigiem visitando-nos, participando e interagindo. Quem sabe não conseguimos fazer uma Retro Rio ainda maior em 2017?

Infraestrutura

Ao contrário do que fazemos quando organizamos a MSXRio, neste evento não levaremos nossos equipamentos, senão teremos um evento apenas de MSX! O que iremos fornecer serão extensões, tomadas, mesas e cadeiras (cedidas pelo Lar do Méier). O que esperamos é ver o maior número de máquinas únicas possível, e termos um dia único.
Se você quiser levar o seu micro clássico para o encontro, pedimos antes que você clique aqui e preencha o nosso formulário.

Como chegar?

  • Se você vem de carro, a rua Garcia Redondo é transversal à Rua Cachambi, sendo paralela às ruas Getúlio e Honório (conhecidas na região). Ela está próxima à Avenida Dom Hélder Câmara. Quanto a estacionamento, a chance de parar na rua é mínima, mas saiba que há espaço para estacionar seu carro no local, a custo ZERO. Sim, “de grátis”! Mas as vagas são poucas, então chegue CEDO. Eles tem um portão automático, então quando você chegar com seu carro e suas tralhas seu equipamento, haverá um cartaz na porta orientando sobre como proceder.
  • Se você vem de metrô, a estação de metrô de Del Castilho está próxima ao local. Você pode tomar um desses 3 ônibus (622, 673 ou 687) a partir de Del Castilho. Maiores detalhes clicando aqui.
  • Se você vem de ônibus, a rua Garcia Redondo é transversal à Rua Cachambi, logo qualquer ônibus que passe por essa importante rua será útil para a sua chegada. A Rua Cachambi corta a Avenida Dom Hélder Câmara, pouco depois do NorteShopping. Então, se você vier pela antiga Avenida Suburbana, basta descer próximo ao cruzamento e vir a pé. A rua Garcia Redondo é a 3a rua à direita.
  • Se você vem de trem, a estação de trem do Méier não é longe do local. Você pode chegar a partir da estação tomando um desses 3 ônibus (457, 459 ou 621). Maiores detalhes clicando aqui.

Onde ficar?

Se você vem de fora do Rio, lembre-se que o Rio de Janeiro é uma cidade turística, e com isso não há muitos hotéis ditos como baratos. No Shopping Nova América, temos agora 2 hotéis da rede Íbis. Com custo a partir de R$ 129 por noite (Íbis Budget), podendo acomodar até 3 pessoas, o Íbis e o Íbis Budget são opções interessantes (e próximas) para quem quiser vir à RetroRio, não tiver onde ficar e quiser ficar perto do local do encontro (4,6 km, 11 minutos de carro). Se você ficou interessado.. Clique aqui e faça sua reserva. Se você preferir, faça uma busca em sites que catalogam a rede hoteleira. Um deles é o Otel.com, que já é uma grande ajuda. Mas os hotéis da rede Accor são opções baratas e convidativas.

Alimentação

Será servida refeição no local, ao custo de R$ 15. Bebidas, picolés e outros itens serão vendidos pela direção do espaço.

Participação

Se você quer participar, preencha esse formulário. Queremos saber o que você irá trazer para a Retro Rio, para expor. Como dissemos anteriormente, temos o maior interesse em presenciar uma grande diversidade computacional. Deixe um e-mail de contato, que iremos contatá-lo para acertar tudo o que for necessário.

Custo

A entrada, para expositores e visitantes, é sempre gratuita. Se você quiser colaborar, você pode adquirir algum dos produtos do grupo MSXRio, que terá camisas, cordões de crachá, camisetas, fanzines e outros itens à venda. E mais uma vez: Retro Rio 2016 Data: 09 de julho de 2016, das 09h às 18h Local: Centro Sócio-Educativo Lar do Méier: Rua Garcia Redondo, 103, Cachambi – Rio de Janeiro/RJ.