Wherein Retrocomputaria interviews Quinn “Blondihacks” Dunki

Dunki(NOTA: A versão em português desta entrevista foi publicada na Revista Jogos 80 de Dezembro de 2014)

The geeky exploits of Quinn Dunki have made an impact on the Brazilian retro community. When my friend Marcus Garrett asked me (and others) to write an article for the upcoming issue of Jogos 80, the online magazine he edits, I knew exactly where to turn to. To my delight, Quinn agreed to answer my fanboyish questions…
Continuar lendo

Promoção: Incremente sua biblioteca!

LivroGarrettimusEu sei que estamos muito atrasados (mau Sapão, mau Sapão!), mas o Marcus Garrett está com uma promoção interessante: Até o dia 23 de dezembro (próxima terça), você pode adquirir os 2 livros da autoria dele que estão aí em cima, com frete incluído, por R$ 60,00. Caso a pessoa compre os dois livros “físicos”, ganha ainda o download da versão digital.

Se alguém quiser adquirí-lo, faça o contato com o Garrett a partir do seu site. Vale lembrar que a promoção não vale para livros vendidos no Mercado Livre, mas somente se o interessado comprá-los diretamente. Depósito nos bancos Itaú (preferencial) e Banco do Brasil.

Se você não tem os livros e ainda está em dúvida, temos resenhas de ambos, aqui e aqui. Curiosamente, a primeira resenha foi o primeiro post do R+, tirando o de apresentação, claro.

E mais um livro para a sua biblioteca retro.

zxspectrumbookvol1Tudo começou no Kickstarter. Era uma campanha para escrever e publicar um livro, chamado The Story of the ZX Spectrum in Pixels. Resumidamente, o livro é uma jornada visual pelo mundo do ZX-Spectrum, enfocando os melhores jogos, de 1982 até o início dos anos 1990. É claro que eu sei que melhores jogos é algo subjetivo, assim como os piores (conforme vocês presenciaram no episódio 48A e 48B). Mas o livro é lindo, e é do mesmo Chris Wilkins, que fez o livro sobre a Ocean e US Gold.

Ah, você não comprou na época que foi feita a captação pelo Kickstarter, e agora você quer comprar? Tem problema não, na Fusion RetroBooks você pode adquirí-lo, pela bagatela de 25 libras esterlinas. Assim como os livros da Ocean estão disponíveis (em PDF e em papel), e o da US Gold, em pré-venda.

O negócio deu tão certo, mas tão certo, que o Chris Wilkins abriu mais uma campanha no Kickstarter, para fazer o volume 2! Então, por ocasião dessa nossa postagem, ele está bem próximo de conseguir todo o valor mínimo necessário para a confecção do livro (menos de 800 libras), ainda faltando 13 dias. Então, gostou? Tire o escorpião do bolso e vai lá! Aí embaixo, três fotos do conteúdo do volume 1, clique nelas para ampliar.

zxspectrumbook01 zxspectrumbook02
zxspectrumbook03

Até mais, Dr Dobbs!

dobbs_disqus_logoCover2005_300Houve um tempo em que eu achava que acabaria enveredando pelo caminho do desenvolvimento de software. Apesar de parecer o contrário, minha formação é de Bacharel em Matemática (posteriormente Mestre em Computação Científica e Licenciado em Matemática, mas aí são outros 500), logo não fui obrigado pela graduação a virar um garoto de programa. Mas sempre fui curioso quanto ao assunto, achava que poderia encontrar algo que pudesse ser empregado em códigos no meu micro do coração (precisa dizer qual?), e nas minhas idas às bibliotecas (coisa antiquada, não?), conheci e encontrei a Dr. Dobb’s Journal, uma revista para programadores. E nela li e xeroquei um monte de artigos, sobre morphing, computação gráfica, programação funcional, computação distribuída e mais um monte de coisas, já que “um dia poderão ser úteis“.

Continuar lendo

A revolução do “speccy” por Clive Sinclair

clive

Continuando nosso ciclo de entrevistas, agora é a vez de  Sir Clive Sinclair falar (também tem entrevista escrita e falada!) um pouco sobre seu mais bem sucedido produto: o ZX Spectrum, ou tão somente “speccy” para os mais íntimos (ou ZX-82 para os mais puristas) e de outros produtos como o QL, Z88, C5 e Vega.