Minicraft para Atari 800XL

Eu nunca joguei Minecraft, e confesso, nem sei direito do que se trata. Só sei que é um vício daqueles. O autor do Minecraft, Markus Persson, participou de uma competição de desenvolvimento de jogos em 48 horas, e daí saiu o Minicraft.

Pois então, um desenvolvedor polonês (não, não é meu parente), Vladimir Janković “Popmilo” (não, também não é parente do Popolon) fez um jogo baseado no Minecraft… Para Atari 800XL! 

minicraft-popmilo-atariteca

Segundo os entendidos (que estão nesse link aqui), você tem que cortar madeira, cavar minas, combater zumbis e fazer um abrigo. Bem, quem tem um Atari 800XL, dá um pulo lá e confere.

E Steve Furber fez uma palestra…

Steve_Furber_playing_electric_bass_guitar_2012
Você deve estar perguntando-se: Quem é Steve Furber? Bem, ele é professor de Engenharia de Computação na Escola de Ciência da Computação na Universidade de Manchester, mas ele é conhecido nos meandros retrocomputacionais por seu trabalho na Acorn. Ele foi um dos projetistas do BBC Micro (o Beeb!) e participou do projeto do microprocessador ARM (que está no seu Acorn Archimedes, seu Raspberry Pi ou de uma forma mais comum, no seu smartphone).

Então, esse baixista aí do lado (sim, ele toca baixo!) deu uma palestra no Vintage Computer Festival de 2013, no condado de Leicester. Então, você quer ver a palestra? Bem, temos aqui uma transcrição da palestra! Se você está com o ouvido enferrujado para entender ingreis, vai lá nesse link aqui e leia.

GTA V em estilo C64!

Essa dica veio do amigo Vinícius Schiavini, da Kombo Podcasts (onde eu participo de um podcast ou outro, não falando de retrocomputação).

O artista húngaro Balazs Kalocsai criou um canal no YouTube onde ele homenageia o Commodore 64 postando vídeos de versões de games atuais transpostos para as especificações técnicas do micro mais vendido da (então) casa de Jack Tramiel.

Ele já fez L. A. Noire, Assassin’s Creed II, até Watch Dogs. Mas o que está aí embaixo é a versão dele de GTA V. Simplesmente sensacional, com direito a música tema em chiptune.

E aí a gente pensa se não valeria a pena as produtoras fazerem ports desses jogos para plataformas retrocomputacionais…

Video Games: The Movie

videogames

Mais um documentário, falando sobre a história dos videogames, dos primórdios até os dias atuais. Video Games: The Movie vai mostrar a história dos jogos, desde o princípio até os dias atuais. Bem, para nós, o que interessa é o período dos primórdios. O diretor é o Jeremy Snead, e o produtor executivo é o Zach Braff. Mas para os fãs de Os Goonies e Senhor dos Anéis e Game, Sean Astin (Mikey/Samwise Gamgee) faz a narração desse documentário! Tem um monte de entrevistas, entre eles Nolan Bushnell.

Segue aqui o trailer do documentário:

A recuperação de um jogo para X68000

Há algum tempo uma dúvida pairava sobre os usuários do cultuado X68000: havia mesmo alguma chance de alguém jogar Illumination: LASER ou iria ficar apenas neste vídeo do Youtube?

Não que fosse uma inovação nos “jogos de nave”, mas o fato de ser um jogo doujin que havia sumido criou uma aura em torno do jogo.

Um belo dia apareceu um leilão no Yahoo!Auctions… e o resto, como dizem, é história – envolvendo até o autor original do jogo!

Desvendando os Antigos & Insondáveis Mistérios Ocultos do CP300

CP-300Fábio Belavenuto, mais uma vez tirando coelho da cartola, conseguiu fazer a engenharia reversa da porta de expansão do CP300 da Prológica, levantando uma pinagem da qual simplesmente não havia documentação alguma! Resumo da ópera: os sinais são completamente diferentes do CP300 / TRS-80 Model III, e não dá pra rodar CP/M sem modificar a placa-mãe a ponto de descaracterizá-la. Clique aqui para ver os detalhes. Mas não é só isso…
Continuar lendo

Na Rússia Soviética, teclado restaura VOCÊ!

Oleg Mitin é um retrocomputeiro russo. O que o coloca numa posição privilegiada para mexer em todos aqueles brinquedinhos esquisitos que já mencionamos algumas vezes neste blog e no episódio 33 do podcast (Parte A e Parte B). Caso em questão: um Elektronika UKNC/MS-0511, microcomputador usado em escolas e compatível com o… PDP-11. (Como já dissemos, a Rússia é esquisita.) Senão, vejamos…
Continuar lendo