Desvendando os Antigos & Insondáveis Mistérios Ocultos do CP300

CP-300Fábio Belavenuto, mais uma vez tirando coelho da cartola, conseguiu fazer a engenharia reversa da porta de expansão do CP300 da Prológica, levantando uma pinagem da qual simplesmente não havia documentação alguma! Resumo da ópera: os sinais são completamente diferentes do CP300 / TRS-80 Model III, e não dá pra rodar CP/M sem modificar a placa-mãe a ponto de descaracterizá-la. Clique aqui para ver os detalhes. Mas não é só isso…
Continuar lendo

Na Rússia Soviética, teclado restaura VOCÊ!

Oleg Mitin é um retrocomputeiro russo. O que o coloca numa posição privilegiada para mexer em todos aqueles brinquedinhos esquisitos que já mencionamos algumas vezes neste blog e no episódio 33 do podcast (Parte A e Parte B). Caso em questão: um Elektronika UKNC/MS-0511, microcomputador usado em escolas e compatível com o… PDP-11. (Como já dissemos, a Rússia é esquisita.) Senão, vejamos…
Continuar lendo

Uma ajuda providencial para a reconstrução do EDSAC

EDSAC backLembram do projeto de reconstrução do EDSAC?

Uma das dificuldades é conseguir a informação completa sobre o mainframe – muita coisa se perdeu, muito papel se rasgou, muita informação virou alimento de traças e cupins etc.

Felizmente um ex-engenheiro do Laboratório de Matemática da Universidade de Cambridge conseguiu salvar alguns papéis contendo diagramas eletrônicos. E doou para o TNMOC.

(via)

Retro Rio 2014: Em 16 de agosto, a Volta Dos Que Não Foram.

RetroRio-2013Meu povo e minha pova, temos o prazer inenarrável de anunciar a terceira edição da Retro Rio, o encontro de todas as comunidades retrocomputacionais existentes na Cidade Maravilhosa.

Data e Local

Para este encontro, teremos algumas mudanças importantes, entre elas um novo local. A data está mantida: Será no dia 16 de agosto, sábado. O local será no Centro Sócio Educativo Lar do Méier, na Rua Garcia Redondo, 103 (Cachambi) e acontecerá entre as 9 e as 18 horas. No local terá nesse dia um churrasco beneficiente, portanto quem quiser aproveitar e comer por lá para colaborar com a obra assistencial, será bem-vindo!

Agora, o onde, o por quê, quando… Está aí embaixo.

Continuar lendo

Site inventa a “Retrocomputação Involuntária”

O Daily Fusion, site deveras respeitável dedicado a pesquisa científica sobre fontes de energia, publicou semanas atrás um artigo sobre modelos computacionais para otimização do tempo de vida de baterias. Ate aí, tudo normal. Só que, aparentemente, pra ilustrar o artigo, o estagiário procurou no Google por “computer model” e tascou a primeira imagem que lhe pareceu bonitinha. O resultado, preservado para a posteridade, está aí embaixo. Clique na imagem para ampliar.
Continuar lendo