Política de Informática: a opinião dos candidatos a Presidente…

…de 1989. :-P (Não podemos fugir do ponto de corte!)

Presidenciaveis 1989Nosso “Um Fudeba” Giovanni Nunes desencavou a edição de setembro de 1989 da revista INFO, publicação pertencente ao grupo editorial do Jornal do Brasil — e não a atual Info Exame, também conhecida como Informática Exame, Exame Informática ou como era a época, aquele suplemento da revista Exame — e digitalizou uma sabatina na qual cada pergunta foi respondida pelos nove principais candidatos de então. (Achou muito? Então saiba que esta eleição totalizou 21 candidatos inscritos!)
Continuar lendo

E como foi o encontro de MSX em Ribeirão?

Já que fiquei apenas no primeiro dia resolvi fazer um relato fotográfico com algumas coisas que vi acontecer durante o II Encontro de Usuários de MSX de Ribeirão Preto/SP. Para quem não se recorda o evento ocorreu nos dias 6 e 7 de setembro na Biblioteca Central do campus de Ribeirão Preto da USP e foi organizado pela patota local (Émerson Branco, Fábio Belavenuto, Luis Luca etc).

msxrp2014-001

Para MSXzeiro até mesmo a passarela na rodovia traz recordações… :~)

Algumas das “minhas” fotos foram gentilmente “roubadas” das do Émerson, espero que ele não se importe :-)

Continuar lendo

Vídeo do dia: Como a Apple de 1987 achava que 1997 seria.

Só faltam os carros voadores e as esteiras rolantes. Se bem que o “disquete” até lembra um cartão SD.

Vale também pela trolada no Jack Tramiel. (Que, estando ainda vivinho da silva e saudável em 1997, deve ter a-do-ga-do assistir ao estado da Apple na época.)

(Wired, via Haroldo Pinheiro)

Na onda do Flappy Bird, a versão para Commodore 64

Você gosta de Flappy Bird? Pois é… há pessoas pelo mundo afora que gostam, gostam tanto que até portaram para outras plataformas. E é claro que tem para as clássicas. Recentemente anunciamos aqui a versão do MSX de autoria do Giovanni Nunes (o UM fudeba).

http://sos.gd/flappy64/shot2.jpg

E, bem antes, o desenvolvedor independente de jogos conhecido pela alcunha de Sos (na verdade o nome de batismo do sujeito, que é completamente insano, é Mikolaj Kaminski) havia desenvolvido uma versão para Commodore 64 do jogo que pode (e deve!!!) ser baixada. Tem até um videozinho para deleite de todos :)
Continuar lendo

Computador TMS9995 para fazer em casa!

TMS 9995 Breadboard System Photo

E é assim, justamente quando você acha que a bizarrice tinha acabado… …ela continua! Um sujeito chamado Stuart Conner, que mantém uma página de computadores com microprocessadores da Texas Instruments, nos mostra sua macarronada seu computador baseado em TMS9995 feito em placa padrão!

Como fazer conversão analógico-digital com uma válvula. Eu disse VÁLVULA.

Se você é Forte, vá neste link e veja como a mágica foi feita. Se você é Forte Letra A, dê uma olhada nas imagens antes de clicar no link e veja se você consegue entender como a mágica foi feita. (A foto de baixo é a “aperture plate”.)

adctube
Continuar lendo

É “BSD”, “retro” e também algo novo

Dentro dos PIC32 da Microchip residem um MIPS M4K, 128 KiB de memória RAM e 512 KiB de Flash. Ou seja, dentro dele, além de memória, há um processador RISC de 32-bit de baixo consumo de energia e poderoso pois implementa proteção de memória (sabe aquele papo de “kernel space” e “user space”?). Sendo assim, um pessoal resolveu portar um UNIX para este cara…

Continuar lendo