Mosca Branca do dia: Mindset Computer

Estação gráfica baseada no não muito usual processador 80186 da Intel (tal como o Tandy 2000 e aquele dinamarquês esquisitão). À venda no eBay (sem funcionar e sem teclado) por 220 doletas. Detalhe: a “metade de cima”, que tem as unidades de disquete, é um módulo de expansão que encaixa na parte de baixo. Clique na foto abaixo para ampliar.
Continuar lendo

Manutenção em drives de 3,5″ da Apple

Não é cirurgia cerebral, mas está perto…

Tony Diaz postou um vídeo bastante interessante sobre como substituir as cabeças de leitura/gravação de unidades de disquete de 3,5″ de 800KiB da Apple utilizadas nos Apple II e Macintosh. — O curioso é que eu tenho uma unidade igualzinha a essa e, vejam só, com o mesmo problema (e creio que a mesma solução).

( A2Central )

Raspberry Pi agora em um ADM-3A

Image

No melhor esquema “parasita cerebral” (como é que é?) Andrew Curtin resolveu dar uma nova vida a um terminal serial ADM-3A acrescentando às especificações do equipamento a inteligência que sempre lhe faltou: um simpático Raspberry PI. Tudo bem, não é original e até já anunciamos por aqui o mesmo feito sendo realizado em um DEC VT100 mas acontece que é sempre divertido ver algo assim.

Os terminais ADM-3A foram fabricados pela Lier Siegler a partir de 1975, eram vendidos na forma de kit para montagem (imaginem o tamanho da caixa!), tem lógica toda em TTL (isto mesmo crianças, nada de microcontrolador e/ou integrado gerador de sinal de vídeo lá dentro, só a boa e velha floresta de “74LS”) e foi um fiel escudeiro e simpático coadjuvante no desenvolvimento do UNIX e de algumas ferramentas.

E mesmo um tanto “bugado” são os códigos de controle deste cara os utilizados na emulação de terminal do modo de texto do MC-1000 da CCE.

( Hack A Day )

Microprocessadores em chips são para os fracos.

CFT LogoOs Fortes constroem seus computadores a partir de CIs lógicos simples, e criam sua própria arquitetura e linguagem de máquina. Com vocês, o minicomputador CFT, por Alexios Chouchoulas.

  • CPU de 16 bits
  • Arquitetura inspirada no DEC PDP-8
  • Espaço de I/O distinto do de memória, à la Intel
  • Não é nem Big-Endian nem Little-Endian… porque não endereça bytes.
  • 64K palavras de 16 bits (=128KB)

Continuar lendo

Crowdfunding do mês: Armiga

Que poderia ser só mais um projeto de emulação de Amiga 500 com 1MB de RAM e dual-boot com Android 4.2.2 etc e tal. Tá, tem o Kickstarter 1.3 original.

Mas aí tem o controlador Armiga, que permite ler seus discos de 3,5″, fazer autoboot deles, dumpá-los para ADF etc etc etc etc.

O Indiegogo do Armiga está rolando até 20 de maio, com o objetivo de 140 mil dólares, e com stretch goals que incluem desde suporte a Atari ST até liberar todo o código.

[UPDATE] A Caverna do Tesouro foi encontrada e fica no Kansas

A2-Archaeology-Stavros-Karatsoridis-12O veterano colecionador Michael J. Mahon resolveu se desfazer de sua considerável coleção e espalhar a alegria pela comunidade applezeira ianque. Aproveitando o ensejo da KansasFest 2014, um grupo de audazes Indiana Joneses liderados por Sean Fahey e Stavros Karatsoridis (ao lado) adentrou as catacumbas, digo, o storage e isto é o que encontraram. UPDATE: juntei todas as fotos (e mais algumas) neste álbum do Picasa, com permissão dos envolvidos.
Continuar lendo