Serviço de utilidade pública do Retrocomputaria: Troque os capacitores!

lg-m1721a

A maioria dos nossos leitores sabem que a série de monitores M1721A/M1921A são muito queridos por todas as comunidades retro no Brasil. Bem, não iremos falar todas as vantagens dos M1721A/M1921A, se você quiser relembrar, recomendamos uma lida nesse artigo aqui, do site do nosso chapa Victor Trucco. Mas ao mesmo tempo, ele tem um problema crônico, e que vale a pena corrigir logo. Vejamos a respeito.

O Edson Kadoya já tinha levantado essa informação no seu blog em 2012, e recentemente o FRS ativou o alerta amarelo na MSXBR-L, falando desse problema. Basicamente, os capacitores C202 a C206 da placa da fonte são de péssima qualidade, estufam e quando isso ocorre eles deixam passar alta corrente que frita dois osciladores FET da placa, podendo condenar a placa da fonte.

Quando isso ocorre, você pode ter algo como o que ocorreu nessa foto aqui embaixo (clique na foto para ampliar):

DSCN5223E aí, você terá que abrir o monitor para trocar os capacitores estufados e os dois osciladores FET. Se você agir a tempo, serão somente os capacitores. Segundo esse artigo no blog do Tabajara, os osciladores são os CCSD-32T-SM, e os equivalentes são os P2103NVG, que você encontra no eBay. Então, pode ser que você tenha um M1721A parado… Esse é um caminho para resolver o seu problema.

Mas digamos que o seu M1721A não está parado, está funcionando… Mas você quer se prevenir, trocar logo os capacitores da fonte dele. Como fazer?

O blog do Tabajara tem bastante informação a respeito, recomendo a leitura para complementar tudo que estamos dizendo aqui. E você terá que primeiramente, comprar os capacitores. São esses valores abaixo:

  • 2 capacitores de 1000uF/25V
  • 1 capacitor de 1000uF/16V
  • 2 capacitores de 680uF/25V
Se você é um zero à esquerda em eletrônica como eu, saiba que você pode comprar 3 capacitores de 1000uF/25V que está tudo bem. Você não pode ter tensões menores, mas pode ter tensões maiores, sem problemas.
Em segundo lugar, você tem que desmontar o monitor. Tirar os parafusos é fácil, o chato é soltar o pé do monitor. Duas alternativas para desmontar o pé do M1721A são:
  • Usar 4 facas, para forçar simultaneamente as travas do pé, removendo-o. Essa é uma opção mais fácil caso você esteja em casa e/ou sozinho.
  • Usar 2 chaves de fenda, e a ajuda de um amigo/filho/esposa/etc. Um força cada uma das travas dentro do pé, e o outro força a articulação do pé, para fora. Essa é outra estratégia.

Vale lembrar que as travas soltam ao pressioná-las para dentro.

Daí, solte a parte de trás (malditos encaixes) usando um cartão de PVC velho (daqueles que você não usa mais), e com o acesso à blindagem, remova os parafusos e procure a placa da fonte. Se você olhar o monitor por trás, fica do lado direito, no meio. Localize os capacitores (C202 a C206), dessolde-os e solde novos, lembrando da polaridade dos capacitores na posição certa. Se você soldar ao contrário, ao ligar vai ouvir um estouro – lá se foi um capacitor invertido pro saco.

Daí, monte-o novamente, e antes de ligar, faça um teste. Deu certo? Ótimo, remonte-o todo e seja feliz.

No último encontro de usuários de MSX em São José dos Campos (sim, estou devendo as fotos para vocês), fizemos o recap de 8 monitores, com o precioso auxílio do Edson Kadoya. Olha só a foto abaixo, e veja como estava os capacitores da fonte de um dos meus monitores (clique para ampliar):

IMG_20160208_180305

Notou? Tudo estufando. Sim, iriam dar defeito em breve. Dos 8 monitores, 2 estavam com os capacitores estufados, e 1 monitor nem ligava mais. O saldo foi bem positivo, já que todos foram trocados, e o monitor que não funcionava, agora estava novamente alegrando seu dono.

Então povo, se você tem um M1721A e quer garantir ainda muitos anos de vida para ele, faça esse recap. Se você não tem conhecimento para fazê-lo, compre os capacitores na sua loja de eletrônica e converse com os funcionários da assistência técnica de monitores mais perto de você. Os monitores agradecem!

11 comentários sobre “Serviço de utilidade pública do Retrocomputaria: Troque os capacitores!

  1. Eu diria melhor: Não troque a bateria, remova-a imediatamente. Melhor coisa.

    Acho q o único MSX 2/2+ q eu tenho e q ainda tem a bateria, é o Philips NMS-8250. Mas eu já comprei um soquete p/ CR2032, e pretendo removê-la, colocando uma “pilha de relógio” no lugar.

    Aliás, tenho q fazer a mesma coisa c/ a minha Mega-SCSI.

    1. Se você tiver um Sony HB-F1XV, melhor dar uma olhada nele, tem uma bateria que mantem um dicionário Kanji em memória. Também já troquei as bateria das minhas MVS, tirei os tambores e troquei tudo por ML2032 (recarregável). Minha MegaSCSI já fiz faz tempo.

  2. O audio do meu M1721A ja foi pro saco… estava convivendo com isso, mas esse do capacitor nao dá para deixar passar…

  3. Algumas questões por curiosidade.

    1ª – Já houve algum recall de msx e similares por falhas de hardware?

    2ª – O que os fabricantes pensam , quando colocam componentes de qualidade tão duvidosa? Economia ou acreditam que não vá ter vida útil o suficiente para aparecer o desastre, digo, defeito?

    Quem sabe eles darão a mesma desculpa do Antena Gate da Apple no passado.

    ” Você está segurando errado seu Iphone”.

    1. Até onde sei, o único recall q eu vi de MSX (*) foi a atualização dos Experts 1.0 p/ 1.1, em 1986.

      O q eles pensam? Titica, deve ser. Obsolescência programada, n compensa, ninguém vai querer guardar essa bodega e usar daqui a tantos anos… E por aí vai.

      (*) E até onde sei, foi o primeiro recall da indústria brasileira.

      1. Mas o que foi alegado? Defeito de hardware? Interferência magnética no bairro, impedindo os vizinhos de assistirem Roque Santeiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *