O primeiro microprocessador?

ray by the f-14 nov 2012Todo mundo sabe que o primeiro microprocessador foi o Intel 4004, de 1971. Certo?

Bem, segundo David Larsen, ele foi o primeiro microprocessador comercialmente disponível. Mas o primeiro microprocessador foi desenvolvido por Ray Holt para a Grumman, especificamente para o Central Air Data Computer , da Garrett AiResearch, que vinha embarcado no caça F-14 Tomcat.

O Grumman F-14 Tomcat foi um avião caça de superioridade aérea, supersônico, bimotor, com asas de geometria variável e tripulado por duas pessoas. Serviu aos EUA durante 35 anos, embarcado em porta-aviões, e sua principal função (além de protagonizar o filme Top Gun), era a defesa aérea da frota de porta-aviões, destróiers, cruzadores e outros navios.

Então, Ray Holt desenvolveu, entre 1968 e 1970, o computador de bordo desse avião grandão (mais de 20 metros de comprimento). Como entrou em produção no meio de 1969, não era autorizado revelar quem estava por trás do projeto. Logo, essa informação só veio a público nos anos 1990. Mas Ray não recebeu os créditos.

Depois do F-14, ele foi consultor na Intel (1973 a 1974), fundou a Microcomputer Associates, Incorporated (que virou a Synertek Systems) e ele projetou o Jolt e o SYM-1. Hoje em dia (aliás, nos últimos 15 anos), ele tem ajudado igrejas cristãs com problemas nos seus computadores, montando sites e ensinando estudantes de baixa renda, passando noções de robótica e engenharia. Bacana, não? E ele mora no Mississipi.

Ah, mas você quer saber do chip, né? Então, clica nesse link aqui, que tem muita informação sobre todo o projeto do sistema computacional embarcado no F-14. Vale a leitura.

2 comentários sobre “O primeiro microprocessador?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *