Episódio 41 – IBM PC: o início – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Este é o episódio 41 do Retrocomputaria e, com um convidado que não é conhecido no prédio dele, falamos do início do IBM PC.

Nesta parte do episódio

A partir das investigações antitruste dos anos 50, passamos pelas experiências dos anos 70 e o IBM System/23 (Datamaster), até o Dirty Dozen e sua startup dentro da IBM para criar o IBM 5150.

Também no episódio

Seção de notícias.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 41
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
  • Convidado especial com verbete próprio na Wikipedia e no Knowledge Graph do Google: Laércio Vasconcelos
  • Duração aproximada: 84 minutos
  • Músicas de fundo: MIDIs do jogo Firehawk
  • Download em ZIP
  • Links alternativos para o MP3 e ZIP.

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

10 comentários sobre “Episódio 41 – IBM PC: o início – Parte A

  1. A cena da negociação da Microsoft com a IBM é a que mais se afastou da realidade no filme “Piratas do Vale do Silício”. E não digo isso por causa do efeito em que tudo congela e o Ballmer sai da cena para fazer um comentário para o espectador.

  2. Muito bom esse episódio, esperava ele a tempos, finalmente falaram desta gambiarra tecnológica que a maioria chama de “computador” hoje em dia. Parabéns

  3. Olá.

    Acompanho faz tempo o Retrocomputaria e nunca tive problemas em baixar os arquivos.

    Porém, há algum tempo a velocidade de download do link oficial (o que está no feed) fica em ~10 Kb/s. Como minha conexão é bem rápida (100 MB/s fibra óptica) e eu testei em diferentes conexões (3g, wifi de amigo, etc.), acredito que o problema seja no servidor de vocês.

    Isso deixa bem dificil para eu escutar diretamente no App de Podcast do iPhone, tendo que baixar manualmente o MP3 pelo link alternativo, transferir manualmente pelo cabo e usar o aplicativo de música para tocar o pocdast.

    Sei que isso é um “first world problem”, porém, seria bem interessante verificar o porque dessa velocidade absurdamente baixa.

    Obrigado e continuem com o excelente trabalho!

    1. Ariel, esta é uma pergunta q fizemos à nossa hospedagem ainda na última 4a, de noite. Ainda n obtivemos uma solução, mas acredite, nós somos os primeiros a quererem uma solução p/ esse (novo) problema.

      A conclusão q chego é q um fenômeno cientificamente comprovado caiu sobre o episódio 41: U-ru-cu-ba-ca.

      Mas vamos resolver isso logo, nem q alguns rostos sejam socados. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *